É hoje: TV Meio Norte realiza debate com candidatos ao Senado

Debate irá começar às 21:30 e será mediado por Silas Freire; cobertura em tempo real do Portal MN

Para os candidatos ao Senado nas eleições de outubro, o debate que será realizado hoje pela TV Meio Norte é uma iniciativa pioneira e democrática onde os eleitores poderão conhecer melhor as propostas dos postulantes às duas vagas de senador pelo Estado. Pela primeira vez, estarão se enfrentando em um embate de ideias, Antônio José Medeiros e Wellington Dias, ambos do PT, Ciro Nogueira e R. Silva, do PP, Mão Santa (PSC) e Heráclito Fortes (DEM), Antônio Florentino (PV), Pastor Moisés Pinto (PMN), Marineide Albuquerque e Zilton Duarte (PSOL).

O deputado federal Antônio José Medeiros (PT), que faz uma dobradinha com Wellington na chapa da coligação ?Para o Piauí seguir mudando?, destacou que a importância do debate está na possibilidade de equilibrar o tempo de exposição de todos os candidatos. ?No horário eleitoral e mesmo no corpo a corpo com o eleitor não há tempo suficiente para nós passarmos todas as nossas propostas e nossa história política?, frisou Medeiros.

O petista revela ainda que, com mais tempo avaliando o candidato, o eleitor poderá ?sentir quem está sendo sincero e quem não tem a verdadeira vontade de trabalhar por uma sociedade mais desenvolvida com justiça social?. O deputado federal Ciro Nogueira (PP), acredita que, apesar do clima acirrado na disputa pelo Senado, o debate será focado na discussão de ideias. ?Acredito que as pessoas não querem ver gladiadores mas, sim, debates nos quais as necessidades delas estejam sendo discutidas?, disse.

?Espero que seja um debate de ideias e propostas para o futuro do Piauí e do Senado. E espero também que os demais candidatos participem com este mesmo propósito. Este, sim, é o verdadeiro sentido de um espaço democrático que a TV Meio Norte disponibiliza para toda sociedade piauiense?, completou Ciro. O senador Mão Santa (PSC) frisou está ?há 67 anos se preparando? para debater propostas e é o ?homem mais preparado do país?. Para o senador Heráclito Fortes (DEM), o debate é visto como uma ?inovação bastante positiva na prática democrática?.

?Os que disputam o cargo têm, assim, a oportunidade de mostrarem suas idéias e proposições, principalmente, porque é a hora que eles se deslocam dos marqueteiros e são obrigados a mostrarem a cara e o conteúdo", pontuou Fortes. O debate irá começar às 21h30 e será mediado pelo apresentador Silas Freire. (S.B.)

Esse é o terceiro debate realizado pela TV Meio Norte entre os candidatos que concorrem no pleito deste ano. O primeiro, reuniu os candidatos a governador e o segundo, na semana passada, apresentou os candidatos a vice-senador.

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte