Candidatos a governador priorizam campanha em Teresina

A quantidade de visitas aos municípios piauienses também gera polêmica e competição entre os candidatos.

Os três candidatos a governador do Estado que lideram as intenções de voto dos eleitores piauienses ? o senador João Vicente Claudino (PTB), o governador Wilson Martins (PSB) e o ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB) ? estão priorizando as agendas na capital em relação ao interior. Apesar de Teresina possuir isoladamente um número menor de compromissos cumpridos desde o início oficial da campanha eleitoral, a cidade ainda é a que mais recebeu oficialmente carreatas e caminhadas dos três candidatos.

Um levantamento realizado pelo Jornal Meio Norte aponta para uma média de 15 compromissos de campanha localizados Teresina nas últimas três semanas, enquanto no interior foram visitados cerca de 30 municípios tanto por Mendes como por Claudino. Wilson, no entanto, foi o candidato que mais percorreu o Estado, com mais de 50 cidades no roteiro de campanha. A quantidade de visitas aos municípios piauienses também gera polêmica e competição entre os candidatos.

?Quero chamar o candidato Sílvio a botar o pé na estrada e conhecer o Estado do Piauí, porque ele não conhece, ele precisa viajar por todos os municípios?, afirmou Martins no início da semana. O tucano, em contrapartida, retrucou afirmando que não era ?preguiçoso?, destacando que as declarações do governador eram ?deselegantes?.

Além da cidade ser o maior colégio eleitoral do Estado, a predileção por Teresina tem outros motivos claros para os candidatos. Eles têm a chance de conquistar um eleitorado cujo voto é definido de maneira mais independente e tirar do ex-prefeito do PSDB a preferência que a população teresinense aponta nas pesquisas a favor do tucano. Os candidatos ?nanicos? também têm optado por já residirem na cidade, tornando a execução da campanha mais barata.

Desse bloco, a vereadora Teresa Brito (PV) foi a que mais realizou incursões pelo Estado, tendo visitado cerca de dez cidades. Romualdo Brazil (PSOL), Pastor Macêdo (PMN) e Geraldo Carvalho também realizaram viagens ao interior, priorizando municípios próximos de Teresina, enquanto Major Avelar (PSL) e Lourdes Melo (PCO) não registraram compromissos oficiais de campanha fora da capital. (S.B.)

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte