Deficientes visuais se candidatam e entram em debate

Deficientes visuais se candidatam e entram em debate

Carlos Amorim, Roberto Melado, Jorge Carvalho e Chicão falaram de sua luta e de seus projetos para Teresina e Timon

Candidatos a vereador deficientes visuais de Timon e Teresina estiveram hoje no programa Agora, da Rede Meio Norte, para debater suas ideias e projetos. Carlos Amorim (PT do B) e Roberto Melado (PV) são candidatos em Teresina, e Jorge Carvalho (PSB) e Chicão (PPN) são os de Timon.

?Nossa vida é uma batalha constante, uma batalha histórica por melhores condições de vida?, disse Roberto Melado. Advogado que perdeu a visão há seis anos, ele quer lutar para todos terem acesso aos documentos oficiais, que ganhariam uma versão em braile. ?Um companheiro nosso nesses cargos dá acesso a outros?, disse ele.


Candidatos a vereador deficientes visuais participam de debate

Candidato a vereador de Timon, Chicão, que já foi Campeão Mundial de Queda de Braço, perdeu a visão aos 42, no ano de 1997. ?Depois disso, eu tentei me aperfeiçoar, voltei a estudar, a praticar esportes, a trabalhar...? conta. Chicão tem o projeto de criar a Secretária de Defesa ao Portador de Deficiência, e uma fundação de apoio a pessoas que sofreram acidentes, que possa ajudar na reabilitação das vítimas.

Para Carlos Amorim, a acessibilidade é a prioridade em sua campanha. Falou da luta diária dos deficientes, contra barreiras arquitetônicas e principalmente com relação à atitude das outras pessoas. Audacioso, tem o projeto de instalar nos ônibus aparelhos de rádio, para que o portador de deficiência possa ligar para a central e avisar em que parada está, para que o ônibus pare para ele.


Candidatos a vereador deficientes visuais participam de debate

O candidato de Timon Jorge Carvalho não está nessa batalha de hoje. Deficiente visual desde os 14 anos, ele fundou a Associação de Deficientes Visuais naquela cidade. Suas maiores preocupações estão na questão da mobilidade urbana. ?Nós temos que disputar espaço com os carros que estacionam nas calçadas?, disse. Jorge tem o projeto de implantar avisos sonoros nos semáforos de Timon, para que o deficiente visual possa saber quando pode atravessar a rua.


Candidatos a vereador deficientes visuais participam de debate

Fonte: Andrê Nascimento