Candidatos têm até amanhã para prestar contas

O prazo se iniciou no último dia 28 agosto e será divulgado oficialmente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 6

A entrega do segundo relatório parcial dos gastos que os candidatos realizaram nos dois meses de campanhas eleitoral deve ocorrer até a próxima terça-feira, 03. O prazo se iniciou no último dia 28 agosto e será divulgado oficialmente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 6 de setembro.

A primeira prestação de contas somou os valores das mais de 10 mil relatórios recebidas pelos candidatos, comitês financeiros e partidos políticos do país. O envio dos dados é feito pela internet e a documentação da prestação de contas deve ser apresentada à Justiça Eleitoral até 30 dias após a eleição com a indicação dos nomes dos doadores e os valores doados.

Em um mês de campanha, os nove candidatos a governador do Piauí gastaram R$ 2 milhões e 717 mil em recursos financeiros e recursos estimáveis em dinheiro, ou seja, bens ou serviços recebidos que serão utilizados durante a campanha. A maior parcela do montante é destinada para gastos na locação de carros, produção de programas de rádio e televisão e material impresso.

Os candidatos dos pequenos partidos, Romualdo Brazil (PSOL), Pastor Macêdo (PMN), Major Avelar (PSL) e Geraldo Carvalho (PSTU), que também disputam o comando do Palácio de Karnak nas eleições de outubro, declararam não terem efetuado nenhum gasto. Já a ex-candidata do PCO, Lourdes Melo, foi a única que não executou a prestação de contas. (S.B.)

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte