Casal batiza filho em homenagem a Lula e ganha autógrafo em certidão

Na ocasião, Lula autografou a cópia da certidão de nascimento do "xará" e agradeceu o carinho.



Fã incondicional do ex-presidente Lula, o casal Aline Braga e Dimas Sandas, militantes do PT, realizou um sonho na última sexta-feira (23), durante a passagem de Lula pelo Acre: apresentou ao ídolo, o filho de 1 ano e sete meses, Luiz Inácio, batizado em sua homenagem. Na ocasião, Lula autografou a cópia da certidão de nascimento do "xará" e agradeceu o carinho.

Pai da criança, o jornalista Dimas Sandas conta que a admiração pelo ex-presidente vem desde a década de 80. "Começamos a nos interessar por questões políticas nesta época, não de forma partidária, mas de uma forma cidadã. Para a gente, o Lula sempre foi muito importante, inclusive para o Acre, então, nós crescemos vendo isso e resolvemos fazer essa homenagem", disse.



Aline Braga, assessora, jornalista e mãe de Luiz Inácio, diz que em sua casa há vários objetos que lembram o Lula. "Lá em casa tem um monte de coisas relacionadas a ele, documentários, livros, enfim, várias coisas que nós colecionamos, porque para nós ele é um exemplo de liderança", acrescenta.

A assessora conta que ficou grávida na época em que Lula descobriu câncer. Esse, segundo ela, foi outro motivo para homenagear o ex-presidente. "Achamos a homenagem justa, bonita e merecedora. E tem outra, diz que o Lula tem um neto que nasceu no mesmo dia do Luiz, então era realmente para ser", acredita.

O encontro com Lula

No dia da visita de Lula ao complexo de Piscicultura, na última sexta-feira (23), Dimas se esforçou para ficar bem próximo de onde o ex-presidente estava.

"Esses dias em que ele esteve aqui foram dias muito importantes. A gente já tinha mandado mensagens para ele dizendo que o nome do nosso filho era Luiz Inácio, não sabemos se ele chegou a ler, mas ele viu o Luiz, beijou, pegou no colo e autografou a cópia da certidão de nascimento dele", comemora.

Aline relata que no momento do encontro, Lula falou que estava muito feliz com a homenagem. "Ele disse que ficou muito feliz e agradeceu o carinho e admiração que temos por ele", completa.

Nome já estava na família

Dimas Sandas diz que em uma pesquisa de seus ancestrais ficou sabendo que seu bisavô tinha o nome de Inácio Sandas. "Deu para juntar uma questão familiar com a nossa admiração pelo Lula. Acabou que eu consegui homenagear um ancestral meu e o meu ídolo", comemora.

Aline lembra que a ideia dela era colocar o nome totalmente igual ao de Lula acrescentando apenas o seu sobrenome no final, já que no nome de Dimas já tinha Silva. Eu queria colocar assim: Luiz Inácio Lula da Silva Braga, mas depois chegamos a um consenso de que ficaria melhor Luiz Inácio Sandas Braga, porque o Dimas é mais conhecido pelo sobrenome de Sandas", explica.

Preconceito

Dimas fala que uma das preocupações deles era em relação ao preconceito da sociedade com o nome do pequeno. "Às vezes o nome pesa um pouco, mas creio que para ele vai ser motivo de muito orgulho, porque o nome dele vem de alguém que tem uma importância histórica para o país", diz.

Ele diz que como pai gostaria de passar para ele essa ideia de luta com esse nome. "Se ele se espelhar em 10% do que o Lula representa para a gente eu acho que nós ficaremos muito felizes", garante.

Indagado se há arrependimento em relação a escolha do nome do filho, Dimas não titubeia e diz: "Não há arrependimento, valeu a pena o primeiro passeio do Luiz Inácio foi em uma agenda do partido, então ele já nasceu nesse berço. As pessoas homenageiam aquilo que amam eu amo política", finaliza.

Fonte: G1