Cem mil eleitores ainda não fizeram seu recadastramento no PI,diz justiça

prazo para que eleitores façam o recadastramento biométrico encerra segunda-feira (31), em Teresina

Por falta de tempo, de informação, de interesse... Vários são os motivos, mas o fato mesmo é que, faltando três dias para acabar o prazo, cerca de cem mil eleitores de Teresina ainda não tinham feito o recadastramento biométrico, que é obrigatório. Visando agilizar o recadastramento e proporcionar mais comodidade aos eleitores, a Justiça Eleitoral disponibilizará serviço de atendimento neste sábado (29) e domingo (30), na capital.

Nesta etapa final, os eleitores vêm enfrentando longas filas e até problemas no sistema eletrônico. Basta se aproximar da Rua 24 de Janeiro com a Rua Coelho Rodrigues, nas proximidades no centro da cidade, para ver o tumulto em decorrência do grande número de pessoas. Tem a fila voltada para as prioridades, fila para quem pegou senha na internet e a outra para quem não é prioridade e não tem senha da internet, que é a maioria.

A confusão na entrada é justamente por conta desses vários tipos de fila. Quem chegou cedo reclama porque quem acabou de chegar já vai ser atendido por ter a senha que pegou na internet. ?Cheguei 6h30 e agora, tamanha 10h40, ainda nem entrei no cartório. Isso não pode acontecer?, reclama um vendedor de uma loja que teve que faltar ao trabalho.

Do lado de dentro, mais filas se formavam e muita reclamação de quem deixou para última hora. Elisângela Ferreira diz que trabalhava o dia todo, engravidou, depois teve filho, e tudo isso fez com que, até essa data, não estivesse com o recadastramento feito.

?Está é a terceira vez que tento fazer. Já fui duas vezes ao Espaço Cidadania, mas não consegui. Espero conseguir hoje?, comenta Elisângela que passou mais de uma hora com o filho de 4 meses na fila. ?Se não fosse prioridade seria pior ainda?, concluiu.

No cartório situado no centro da capital, aproximadamente 50 pessoas atendem os eleitores. O atendimento dura em média cinco minutos, tempo suficiente para coleta das digitais, uma fotografia e a atualização do cadastro. De acordo com Francisco Valadares, assessor da coordenação do cartório, até a manhã de ontem, 430 mil eleitores teresinenses já haviam realizado a biometria.

?Em Teresina, 531.322 eleitores devem realizar a biometria. O recadastramento biométrico é obrigatório e encerra no dia 31 de março. O eleitor que não comparecer terá o título cancelado?, comenta o coordenador.

Fonte: Virgínia Santos e Aline Damasceno