PRE impugna candidatura de Cesar Maia e de mais 34 no Rio de Janeiro

O ex-prefeito da capital carioca e mais 34 candidatos tiveram a candidatura contestada com base na Lei da Ficha Limpa

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) no Rio de Janeiro impugnou o registro da candidatura do vereador do Rio Cesar Maia (DEM) ao Senado. O ex-prefeito da capital carioca e mais 34 candidatos tiveram a candidatura contestada com base na Lei da Ficha Limpa.

Cesar Maia foi impugnado em função da condenação por improbidade administrativa, após ter financiado com dinheiro público a construção da Igreja São Jorge, em Santa Cruz, quando ainda era prefeito, em 2005. A decisão da PRE ainda cabe recurso. Enquanto aguarda o julgamento do recurso, Cesar Maia pode continuar a campanha e seu nome será mantido na urna eletrônica.

A PRE impugnou 20 candidaturas a deputado estadual, 14 a deputado federal e um a senador registrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). Veja a lista aqui. Em sua análise, o órgão avaliou condições de inelegibilidade, como a condenação criminal por órgão colegiado (os chamados ?fichas suja?) e suspensão de direitos políticos em condenação por improbidade administrativa.

Fonte: Terra