Cida Santiago defende políticas eficazes de prevenção às drogas no Piauí

Uma das metas da nova gestão é trabalhar a prevenção e a conscientização dentro das famílias

A futura gestora da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas, vereadora Cida Santiago, afirmou que o Piauí precisa de políticas públicas eficientes para combater as drogas que tem se espalhado de maneira devastadora dentro da sociedade. Uma das metas da nova gestão é trabalhar a prevenção e a conscientização dentro das famílias.

“Nesse primeiro momento estaremos realizando um panorama da situação do uso de drogas no nosso Estado e quais as regiões onde a situação é mais delicada, para que possamos traçar nossas estratégias de atuação de acordo com a problemática de cada lugar”, disse a coordenadora Cida Santiago.

Cida Santiago afirma que a prevenção ainda é a melhor aliada para o combate às drogas. “Precisamos atuar para que a droga não consiga chegar até aos nossos jovens. Neste caso, as ações socioeducativas desenvolvidas em parcerias com outros órgãos e secretarias serão fundamentais”, reforça.

Outra meta de trabalho da Coordenadoria é fazer um mapeamento da situação das comunidades terapêuticas que já existem em algumas cidades do Piauí como Teresina, Campo Maior, Parnaíba e Floriano para implementar ações de ampliação e fortalecimento. “Precisamos acompanhar de perto o trabalho dessas comunidades, a forma como estes usuários estão sendo acolhidos e os projetos que estão sendo realizados para o tratamento deles”, pontuou.

A nova gestora lembra ainda a necessidade de ações que garantam a reinserção social dos dependentes químicos na sociedade por meio da abertura de postos de trabalho. “Temos que ter uma atenção especial aos nossos jovens que hoje são vítimas do crack. É obrigação do poder público proporcionar uma assistência humanizada a estes usuários de drogas para garantir a ressocialização deles na sociedade”, finalizou Cida Santigo.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

Fonte: Assessoria