Ciro busca recursos para barragem com Fernando Bezerra

Atualmente apenas 60% da obra está concluída.

O senador Ciro Nogueira (PP) se reuniu ontem com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra (PSB), e solicitou que ele incluísse a obra da barragem de Tinguis no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, para a sua conclusão.

Atualmente apenas 60% da obra está concluída. Deve acontecer nos próximos dias uma nova reunião para discutir os projetos que serão apresentados.

“O ministro ficou sensibilizado com o nosso pedido, pois a barragem de Tinguis fortalecerá a disponibilidade hídrica da região proporcionando a utilização da água do Rio dos Matos para o abastecimento urbano, demanda rural, irrigação racional, cultura vazante, criação de peixes e lazer”, explicou o progressista.

Ciro relatou ao Ministro que a barragem de Tinguis terá capacidade para armazenar 293 milhões de metros cúbicos de água, que serão utilizados para abastecimento dos municípios de Brasileira, Piracuruca e Batalha, na região norte do Estado.

Ele também informou que já foram investidos pelos DNOCS e CODEVASF quase R$ 53 milhões, e são necessários para a conclusão R$ 72 milhões. Ainda segundo o senador, a visita foi também uma oportunidade de solicitar ao ministro a construção de uma outra barragem no município de Castelo do Piauí.

“Estamos procurando solucionar problemas que atravessam séculos como a falta de água e oportunidade de empregos e renda para os produtores da região rural. Neste sentido, é que apelamos para o bom senso e a unidade da base em prol desta que não é apenas uma bandeira do senador Ciro Nogueira, mas de todo o Piauí”, concluiu.

Fonte: Gisele Alves