Ciro Nogueira diz defender queda nas tarifas de energia elétrica

Para o senador a hora é propícia para se discutir e defender a redução das tarifas.

O senador Ciro Nogueira (PP) defendeu ontem no plenário do Senado a redução no preço das tarifas de energia elétrica no país, tanto para as indústrias quanto para os consumidores residenciais. O parlamentar lembrou que o Congresso Nacional deve receber em breve a proposta do Executivo sobre as concessões de energia elétrica que vencem a partir de 2015.


Ciro Nogueira diz defender queda nas tarifas de energia elétrica

Segundo Ciro, entre os anos 2015 e 2017, acabam os contratos de 112 usinas geradoras, responsáveis por 28% da produção de energia elétrica do país. Além disso, terminam também contratos de 37 distribuidoras e de 73 mil km de linhas de transmissão, equivalentes a 82% das concessões existentes. O parlamentar citou estudo da Federação das Indústrias de São Paulo, o qual revela que, ao fazer novas licitações, o país pode economizar R$ 30 bilhões por ano em energia, com uma redução em torno de 20% na conta de luz de todos os brasileiros.

Para o senador a hora é propícia para se discutir e defender a redução das tarifas. ?Este é o momento adequado para fazer da energia um fator de competitividade em nosso país, pois o alto custo da energia elétrica desestimula a entrada de novos investimentos?, disse.

Ciro admitiu que o debate a respeito do tema é amplo e citou temas que ainda necessitam de discussão como as condições de prorrogação dos contratos atuais e uma possível redução dos impostos cobrados nas contas de luz, mas defendeu que providências sejam tomadas rapidamente, para que a população se veja livre dos altos preços das tarifas atuais. ?É isso que nós esperamos: a sensibilidade do governo para adotar um caminho que assegure um preço justo da energia elétrica que consumimos?, afirmou o parlamentar.

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte