Senador Ciro diz que problema ambiental não respeita fronteiras

Ele convidou a sociedade a refletir e agir em favor do meio ambiente.

O senador Ciro Nogueira (PP) destacou a comemoração, terça-feira (5), do Dia Mundial do Meio Ambiente, ressaltando que os parlamentares têm a oportunidade e o dever de contribuir para a consolidação de uma economia sustentável. Ele também convidou a sociedade a refletir e agir em favor do meio ambiente.

?É espantoso que essa consciência que temos, atualmente, sobre o meio ambiente seja um fenômeno relativamente recente. Afinal, de todas as questões que afetam a humanidade, a questão do meio ambiente talvez seja a mais crucial, na medida em que ela tem caráter efetivamente global?, disse Ciro.

?Os problemas ambientais não respeitam fronteiras. Os efeitos de uma ação nociva praticada por uma comunidade, por uma cidade ou por um país se estenderão por outras comunidades, outras cidades, outros países?, completou. O senador afirmou que, em um país que recebe pela segunda vez um evento mundial sobre meio ambiente, com a Rio+20, a reflexão sobre o assunto deve ser ainda maior, não só por parte das autoridades, mas também da população.

Ciro lembrou projetos que passaram pelo Congresso Nacional e que contribuíram para o desenvolvimento sustentável, como a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, que segundo ele está erradicando os lixões e estimulando a reciclagem. O senador também citou exemplos de iniciativas de sua autoria que tem objetivo de solucionar questões ambientais, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 51/2011, que institui o Fundo para a Revitalização Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Parnaíba.

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte