Com 25 candidatos, eleição para conselheiro será na terça (19)

Decisão põe fim à espera após anúncio da eleição apenas em junho

Os bastidores do Poder Legislativo efervesceram na manhã de ontem com a confirmação da data para a eleição do cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

O anúncio proferido pelo presidente da Assembleia, Themístocles Filho (PMDB), colocou fim aos rumores quanto a finalização do processo apenas no mês de junho.

Com a decisão voltada para a escolha na próxima terça-feira (19), a sabatina dos candidatos homologados ocorrerá na mesma data, afastando a previsão de que a etapa fosse fragmentada em três dias.

No que se refere a esta questão, também foi sacramentada a lista oficial dos concorrentes, 25 ao todo, tendo em vista o fim do prazo para apresentação e consequente apreciação dos recursos condizentes aos indeferimentos.

As definições foram validadas em reunião da Mesa Diretora da Casa, que estabeleceu, dentre outras condições, a proibição do uso do aparelho celular no Plenário durante a votação.

“A votação será secreta e na mesma urna que foi utilizada para a escolha do presidente da Assembleia no dia primeiro de fevereiro deste ano”, ressaltou Themístocles, durante sessão ordinária. Cabe ressaltar que será eleito o candidato que tiver a maioria absoluta dos votos, 16 no total.

DISPUTA – A eleição se polariza entre dois candidatos, ambos do PMDB, o prefeito de Picos, Kléber Eulálio, e o ex-deputado estadual Mauro Tapety; com o atual parlamentar, Antônio Félix (PSD), como uma terceira via.

A bancada do Partido dos Trabalhadores já anunciou que vota em Eulálio, informação reiterada pelo líder governista, João de Deus. A favor de Tapety se sustenta o bom relacionamento com os atuais parlamentares, tendo em vista que até o ano passado ocupava uma cadeira na Casa.

Apesar da concorrência, o consenso ainda vem sendo costurado durante toda esta semana, mas caso ele não se concretize, a eleição para o sucessor do ex-Conselheiro An-frísio Lobão deverá ser decidida voto a voto às 10 horas do dia 19 de maio.

Fonte: Francy Teixeira