José Sarney é eleito presidente do Senado pela 4º vez

José Sarney é eleito presidente do Senado pela 4º vez

Peemedebista recebeu 70 votos entre os 81 senadores

O senador José Sarney (PMDB-AP) foi escolhido nesta terça-feira (1º) para presidir o Senado Federal pela quarta vez. Por 71 votos a 8 e duas absteções o peemebedista venceu seu único concorrente, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

Sarney ganhou os votos dos parlamentares sem nem mesmo discursar. O senador e líder do PMDB, Renan Calheiros, disse que seu partido não fazia nenhuma objeção contra o PSOL ganhar tempo para discurso, mas declarou que Sarney não falaria aos demais.

Randolfe Rodrigues é o senador mais novo da atual legislatura, com 38 anos. Estreante como parlamentar, ele não obteve apoio formal de nenhum partido além do seu. Em busca de votos, disse que o Senado precisa ?dizer não ao patrimonialismo? e que não há ninguém ?mais senador que outro?.

- Nesta Casa, não existe ninguém que seja mais Senador que o outro. Somos todos igualmente representantes do povo e dos nossos Estados. Venho de uma terra em que a gente aprende que para subir as cachoeiras, tem que andar pelos igarapés. Tenho coragem de recuperar a credibilidade desta instituição.

Rodrigues afirmou ainda que o principal papel do Senado é fiscalizar e afirmar-se como independente. Ele criticou a imposição de medidas provisórias vindas do Executivo.

- Não é papel dos parlamentares mendigarem liberação de emendas parlamentares e não cabe fechar os olhos a transfiguração cotidiana da peça orçamentária anual.

A votação foi secreta e realizada em cédulas de papel. Os votos eram depositados nas urnas pelos senadores divididos em grupos de acordo com seus Estados. Caso houvesse apenas um candidato, o pleito poderia ser realizado pelo painel eletrônico.

Mais cedo, os 54 senadores eleitos no dia 3 de outubro tomaram posse. Eles vão se juntar aos 27 parlamentares que ainda têm mandato até 2015. A cerimônia começou por volta das 10h30 e foi presidida pelo presidente José Sarney que, na abertura da sessão, exaltou a confiança na gestão da presidente Dilma Rousseff e destacou o papel do Senado no desenvolvimento do país.

Tarefas do presidente

A principal função do presidente do Senador é definir os projetos que serão discutidos durante a sessão, além de barrar matérias que lhe pareçam contrárias à lei. É também ele quem dá posse aos senadores, convoca suplentes e escolhe oradores para sessões especiais.

Sua presença é contada para quórum, mas ele não pode votar a menos que haja empate. Para participar ativamente da sessão, deve deixar sua cadeira presidencial.

Fonte: R7, www.r7.com