Com encerramento das inscrições, 31 candidatos disputarão cargo no TCE

Cabe ressaltar que apenas os trinta parlamentares do Legislativo Estadual possuem o direito de escolher o novo representante

Confirmando as expectativas, a eleição para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) a ser realizada neste semestre será uma das mais disputadas da história do órgão fiscalizador; com a finalização do prazo de inscrições ontem, ao todo, 31 candidatos confirmaram a participação na concorrência, sendo que a maioria corresponde a profissionais da área do Direito. Agora, os formulários de inscrição serão analisados, de modo que possa ser observada a aptidão para a inserção no processo, seguindo estritamente os requisitos preestabelecidos no edital divulgado pelo Poder Legislativo.

Mesmo com a gama variada de opções, três candidatos, em especial, ganham força na eleição, por já terem ocupado uma cadeira na Assembleia ou ainda exercerem o cargo de deputado, como é o caso de Antônio Félix (PSD), que se inscreveu na última quarta-feira (22), desviando a atenção da até então polarizada disputa entre Mauro Tapety (PMDB) e o atual prefeito de Picos, Kléber Eulálio (PMDB). Cabe ressaltar que apenas os trinta parlamentares do Legislativo Estadual possuem o direito de escolher o novo representante.

Após as inscrições passarem pela avaliação de uma comissão formada por dois deputados e dois procuradores e a lista final ser confirmada, a previsão é que a votação aconteça até o dia 25 de maio, ocasião em que os inscritos que tiveram as suas candidaturas homologadas farão um pronunciamento no Plenário da Casa, defendendo o seu nome no certame. “A Mesa Diretora ainda vai decidir, a data, mas o tempo para se pronunciar e mostrar seus conhecimentos será igual para todos”, declarou o presidente da Assembleia, Themístocles Filho (PMDB).


Fonte: Francy Teixeira