Presidente Sarney é submetido a cateterismo em SP

Presidente Sarney é submetido a cateterismo em SP

Senador também passou por angioplastia com colocação de "stent".

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), foi submetido entre a noite deste sábado (14) e início da madrugada deste domingo (15) a um cateterismo, seguido por angioplastia com a colocação de "stent", informou o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde ele está internado.

De acordo com boletim divulgado à 1h55, a equipe médica optou pela realização do cateterismo após Sarney sentir dor no peito.

O cateterismo é um exame feito por meio da introdução de um cateter em um vaso sanguíneo para chegar ao coração. Já a angioplastia é o desentupimento do vaso sanguíneo com o implante do ?stent?, uma espécie de "molinha" colocada dentro do vaso.

O hospital informou que o senador tem quadro estável, e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica. O boletim não informou sobre previsão de alta do senador.

Logo após ser internado neste sábado, os médicos detectaram um quadro de insufiência coronária, que pode ter sido causado pelo entupimento de uma artéria.

Sarney chegou ao hospital no final da tarde para se submeter a exames. Ele foi recebido pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, médico pessoal e responsável pelo tratamento contra o câncer pelos quais passaram a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Kalil coordena a equipe que cuida do senador.

saiba mais

Sarney faz exames em hospital de São Paulo após mal-estar

Sarney viaja para fazer exames em hospital de São Paulo, diz porta-voz

Os primeiros exames feitos no presidente do Senado foram um eletrocardiograma e um ecocardiograma. Segundo informou a assessoria de Sarney, ele se sentiu mal na noite desta sexta (13) na residência oficial, em Brasília. Neste sábado, o presidente do Senado, que está com 81 anos, viajou da capital federal para São Paulo e adiantou um "check-up" que já estava previsto.

Veja a íntegra do boletim médico divulgado pelo hospital Sírio-Libanês:

O senador José Sarney, internado no Hospital Sírio-Libanês desde o final da tarde de sábado (14/4), começou a apresentar, no início da madrugada deste domingo, dor precordial, o que levou a equipe médica a optar pela realização do cateterismo.

Durante o procedimento, foi encontrada obstrução importante na artéria descendente anterior, tendo sido realizada, com sucesso, angioplastia com a colocação de stent.

O paciente encontra-se estável, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica do Hospital.

A equipe médica que assiste o senador José Sarney é coordenada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho.

Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira Dr - Diretor Técnico Hospital.

Paulo Cesar Ayroza Galvão - Diretor Clínico

Fonte: Terra, www.terra.com.br