Começa sessão que vai eleger novo governador do DF

Um candidato desistiu e disputa será entre cinco chapas

Os deputados distritais iniciaram com um candidato a menos a sessão que elegerá neste sábado (17) o novo governador do Distrito Federal. José Messias de Souza (PCdo B) desistiu e seis chapas permanecem concorrendo ao cargo, encabeçadas pelos seguintes candidatos: o atual governador interino, Wilson Lima (PR), Antônio Ibañez (PT), Rogério Rosso (PMDB), Aguinaldo de Jesus (PRB) e Luiz Filipe Coelho (PTB).

Logo no iníco da sessão, um manifestante tentou pular a porta de vidro que dá acesso externo à Câmara Legislativa, mas foi contido por policiais. A Casa está cercada pela Polícia Militar e a rua que dá acesso ao prédio teve o trânsito interrompido.

O novo governador será eleito por meio de eleição indireta, com voto aberto. Para vencer a disputa é necessário obter 13 dos 24 votos, o que abre chances para o segundo turno. Coligações entre chapas são proibidas e, antes da votação, os candidatos terão 30 minutos para discursar no plenário da Câmara e defender suas propostas de governo. O pleito deste sábado (17) define quem assumirá o mandato tampão até 31 de dezembro

Fonte: g1, www.g1.com.br