Conab-PI coordena Dia da Agricultura Familiar

No Piauí, as atividades começaram no último dia 18 e seguem até junho.

A Superintendência Regional da Conab no Piauí é uma das coordenadoras do Dia da Agricultura Familiar, evento promovido há vários anos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e outros órgãos públicos, com objetivo de ampliar o acesso de produtores rurais aos programas de governo. No Piauí, as atividades começaram no último dia 18 e seguem até junho.

O evento, que ocorre em todo o Nordeste, Norte de Minas Gerais e Espírito Santo, é realizado por meio dos Territórios da Cidadania, programa que visa integrar ações sociais do governo federal, estados e municípios para o desenvolvimento sustentável. Entre 2008 e 2009, a quantidade de territórios dobrou, passando de 60 para 120.

Um dos municípios piauienses já atendidos é o de União (Território Entre Rios), que reúne mais de 800 trabalhadores rurais. Os trabalhadores são esclarecidos sobre ações do governo voltadas à agricultura, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Há ainda atividades culturais e de cidadania e a realização de feiras agropecuárias.

Os próximos municípios a serem beneficiados são: Campo Maior (Território dos Carnaubais), no dia 22 de abril; São Raimundo Nonato (Território Serra da Capivara), em 20 de maio; Paulistana (Território do Vale do Rio Guaribas), dia 27 de maio, Esperantina (Território dos Cocais), 9 de junho e Oeiras (Território do Vale do Rio Canindé), dia 17 de junho.

A atuação da Conab no Dia da Agricultura Familiar está voltada à orientação dos produtores sobre a participação no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), umas das ações executadas pela estatal no âmbito do Fome Zero. Por meio do PAA, os agricultores familiares vendem sua produção ao governo a preços justos. Os alimentos são doados a populações em situação de insegurança alimentar.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br