Conferência das Cidades discute desafios no setor da habitação

Durante o encontro serão escolhidos 48 delegados para representar o Piauí na Conferência Nacional, que acontece de 24 a 28 de maio

Durante dois dias gestores, entidades populares, empresários e representantes de dezenas de municípios piauienses avaliam as políticas públicas urbanas com questões como saneamento, habitação, transporte e urbanização. As discussões estão sendo realizadas na 4ª Conferência Estadual das Cidades, que iniciou na noite dessa quinta-feira (11), no Rio Poty Hotel, e segue até o dia 12.

Durante o encontro serão escolhidos 48 delegados para representar o Piauí na Conferência Nacional, que acontece de 24 a 28 de maio, em Brasília. Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), Marcelino Fonteles, o encontro tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável das cidades piauienses. ?Serão 350 delegados representando dezenas de municípios em Brasília. Um deles é Cajueiro da Praia que enviará três representantes?, destacou.

O governador Wellington Dias afirmou que o momento é de desafio em implantar políticas e ações habitacionais que atendam às necessidades da população. Ele lembrou que é preciso ter um olhar especial para as pequenas cidades e para as zonas rurais, evitando o processo migratório do campo para as cidades e das pequenas cidades para as grandes. ?Estamos alcançando o atendimento aos 224 municípios em 2010 com os programas de habitação?, destacou.

O governador enfatizou que o setor da construção civil é hoje o maior empregador do Brasil, por conta do crescimento na área. ?Vivemos um processo promissor, tanto que chega a faltar material de construção. É preciso planejar o Piauí, combater as desigualdades sociais, transformando as cidades em espaços mais humanizados?, falou.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br