Congresso aprova emenda para duplicação da BR-343: R$ 100 mi

A proposta da emenda da bancada do Piauí era a que mais preocupava os representantes piauienses

Cinco emendas da bancada do Piauí foram aprovadas pelo Congresso Nacional nesta terça-feira, dia 17, inclusive o substitutivo ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013. Contudo, a maior conquista para os parlamentares piauienses, segundo o coordenador da bancada e autor do projeto de lei, Senador João Vicente Claudino (PTB-PI), foi a aprovação da duplicação da BR-343. O trecho que deve ser duplicado é o localizado na saída sul de Teresina, em direção à cidade de Demerval Lobão, quando a BR-343 é interposta pela BR-316. Para a obra, deverão ser destinados cerca de R$ 100 milhões.

A proposta da emenda da bancada do Piauí era a que mais preocupava os representantes piauienses. Isso porque, mesmo aprovada pelo Comitê de Admissibilidade de Emendas da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), havia sido posteriormente identificada com inadequações pelo relator do projeto, Senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).

Para a aprovação da emenda, o senador João Vicente Claudino - que também é autor do projeto e representando a bancada piauiense, fundamentou seus argumentos junto à CMO enfatizando que a obra é de extrema importância para o Estado do Piauí.

?Teresina é a única capital do Nordeste que não possui suas rodovias federais de entrada duplicadas. Há anos os parlamentares piauienses lutam para conseguir esta melhoria. Vale lembrar que a obra prioriza a duplicação de uma das entradas da cidade pela BR-343, mais especificamente a entrada sul.?, pontua João Vicente.

O local é conhecido por registrar diversos acidentes devido ao seu difícil acesso, sendo considerado um dos trechos mais perigosos do perímetro urbano da BR-343 na capital, Teresina. ?A duplicação deste trecho melhorará de forma significativa as condições de trafegabilidade, evitando diversos acidentes e facilitando a vida dos motoristas e pedestres que utilizam diariamente aquela via para se deslocar de casa ao trabalho?, defendeu.

A obra da duplicação da BR-343 iniciará nas imediações da Casa de Custódia e seguirá em um trecho de 10 km em direção ao município de Demerval Lobão. O substitutivo ao projeto da LDO de 2013 agora será encaminhado à sanção presidencial. A aprovação da matéria pelo Congresso deu início ao período de recesso parlamentar, que vai de 18 a 31 de julho. Os trabalhos legislativos recomeçam no dia 1º de agosto.

Fonte: Marcilany Rodrigues