Congresso Nacional fica vazio na volta do feriado de carnaval

Congresso Nacional fica vazio na volta do feriado de carnaval

Maioria dos parlamentares não foi a Brasília nesta quarta-feira de cinzas. Câmara não abriu o plenário; Senado fez sessão, mas o quórum foi baixo.

Apesar de oficialmente o carnaval ter se encerrado, poucos parlamentares circularam nesta quarta (13) pelos corredores da Câmara e do Senado.

Na Câmara, a agenda oficial da Casa não previa atividades no plenário nem sequer nas comissões internas. No Senado, foi aberta sessão de debates, e quatro parlamentares discursaram.

Integrante da bancada do Distrito Federal, o deputado Izalci Ferreira (PSDB) foi o único a se dirigir ao plenário da Câmara no início da tarde desta quarta. Mas foi informado por seguranças de que não haveria sessão. Com o plenário completamente vazio, o deputado teve de se resignar em voltar ao gabinete.

?Estamos deixando a desejar [em relação às] nossas atribuições parlamentares. Não se vota veto, não se vota projeto de deputado. Temos feito muito pouca coisa?, reclamou o deputado do PSDB.

Com a ausência dos parlamentares, a movimentação nos corredores da Câmara era de turistas que participavam de passeios guiados pela Casa.

No Senado, mesmo com quórum baixo, foi aberta sessão não deliberativa, apenas para debates. Sem se importar com o plenário quase vazio, quatro senadores subiram à tribuna para discursar: Anibal Diniz (PT-AC), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Paulo Paim (PT-RS) e Pedro Taques (PDT-MT).

Segundo a assessoria do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), ele retornará à Casa somente na segunda-feira (18). Como passou boa parte do recesso legislativo em Brasília para articular sua candidatura ao comando da Casa, o deputado aproveitou a semana do carnaval para descansar com a família.

Fonte: G1