Contag entrega pauta de reivindicações para presidente Lula

O encontro deve ocorrer durante o II Salão Nacional dos Territórios Rurais no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, às 10h.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) entrega nesta quarta-feira (24) a pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil 2010 ao presidente Lula e à ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef. O encontro deve ocorrer durante o II Salão Nacional dos Territórios Rurais no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, às 10h.

A pauta de reivindicações do GTB 2010 deve conter cerca de 150 itens. O aumento dos recursos para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), a publicação da portaria de atualização dos índices de produtividade rural e aprovação de uma legislação ambiental específica para os agricultores e agricultoras familiares são os principais pontos da pauta.

?A nossa pauta é bastante ampla, mas queremos centrar fogo no aumento da renda do agricultor familiar e na melhoria das políticas públicas. Não adianta ter crédito, assistência técnica se não houver um avanço na qualidade de vida dos produtores rurais?, explica Alberto Broch, presidente da Contag.

O Grito da Terra Brasil deste ano foi marcado para o dia 12 de maio, em Brasília. A Contag pretende reunir 10 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o País para participar das manifestações. As reuniões de negociação com o governo federal devem começar no final de abril.

As lideranças sindicais do Sistema Contag vão se reunir com representantes de 13 ministérios, secretarias de Estado e autarquias federais. Os trabalhadores e trabalhadoras rurais serão representados na mesa de negociações por uma Comissão de Negociação composta por dirigentes da Contag e das Fetags. Os coordenadores do governo federal no processo de negociação serão os ministros da Secretaria Geral, Luís Dulci, e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.

Fonte: CONTAG