Corpo de Ted Kennedy chega a igreja para missa fúnebre

Imagens de televisão mostravam a caravana de veículos, precedida pelo carro fúnebre

O corpo do senador democrata Edward Kennedy chegou hoje a uma emblemática Igreja Católica em Boston, onde o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, entre outras autoridades, participarão de uma missa fúnebre.

O caixão fechado e coberto com a bandeira americana foi recebido com música cerimonial após a transferência, em meio a fortes medidas de segurança, da Biblioteca Presidencial JFK, onde permaneceu desde quarta-feira, até o setor de Mission Hill, em Boston (Massachusetts).

Imagens de televisão mostravam a caravana de veículos, precedida pelo carro fúnebre, em meio à chuva, sendo recebida com o toque de sinos, aplausos e vigiada por dezenas de agentes policiais.

A missa, que durará aproximadamente duas horas, contará com a presença de cerca de 1,5 mil convidados, entre eles os ex-presidentes Jimmy Carter, Bill Clinton e George W. Bush, além de dezenas de líderes das duas câmaras do Congresso de EUA e vários ex-senadores.

Obama pronunciará algumas palavras e será o único a discursar que não pertence ao clã Kennedy.

Horas antes, o presidente se reuniu em particular, durante dez minutos, com a viúva do senador, Vicki, informou o porta-voz da Casa Branca, Bill Burton.

Segundo a lista distribuída pela Casa Branca, entre os convidados também estão membros do Gabinete presidencial, os ex-vice-presidentes Al Gore e Dan Quayle, governadores, prefeitos, e personalidades dos principais meios de comunicação dos Estados Unidos.

Kennedy morreu na noite da terça-feira aos 77 anos, após uma luta de 15 meses contra um câncer cerebral, e, desde então, dezenas de milhares de pessoas dentro e fora dos EUA, tanto figuras políticas quanto pessoas comuns, prestaram homenagem ao político.

Fonte: Terra, www.terra.com.br