Criação da CPI da Petrobras tem ,gestos de irresponsabilidade , diz Lula

Sobre oposição dizer que acabaria em pizza, disse: são bons pizzaiolos.

Criação da CPI da Petrobras tem "gestos de irresponsabilidade", diz Lula

Sobre oposição dizer que acabaria em pizza, disse: "são bons pizzaiolos".

Para presidente, CPI é "interessante para quem quer fazer carnaval".

Foto: Wilson Dias/ABr Presidente Lula discursa em cerimônia de transmissão de cargo ao novo presidente da Embrapa, nesta quarta-feira (15).(Foto: Wilson Dias/ABr)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva levantou o tom das críticas contra a criação da CPI da Petrobras nesta quarta-feira (15) após a cerimônia de posse do novo presidente da Embrapa. Questionado sobre as declarações da oposição no Senado de que "a CPI pode acabar em pizza temperada com pré-sal?, por ter apenas governistas no comando, Lula respondeu: ?Depende. Todos eles são bons pizzaiolos?.

Mais cedo, o presidente havia dito que no Senado só ?tem gente experiente? e que os senadores sabem o que fazer. ?O Senado só tem gente experiente. Vocês acham que tem algum bobo no Senado? O bobo é quem não foi eleito. Os espertos estão todos eleitos", comentou Lula.

O presidente disse ainda que há gestos de irresponsabilidade na criação da CPI, porque as investigações poderiam ser feitas pela Receita Federal ou outros órgãos do governo.

?O que eu acho é que tem gestos de irresponsabilidade na constituição de uma CPI dessas, porque você pode pedir investigações da Receita Federal, da Controladoria-Geral da União [CGU], do Ministério Público, da CVM [Comissão de Valores Mobiliários]. Na verdade, a CPI pode ser muito interessante para quem quer fazer um carnaval. Para quem quer investigar seriamente era preciso ter um outro mecanismo?, argumentou Lula.

Lula questionou ainda o interesse da oposição na Petrobras e disse que eles queriam privatizar a empresa no governo passado. ?Acontece que a Petrobras é a maior empresa brasileira, a empresa de maior projeção nacional, tem ações na Bolsa. O que a turma que queria privatizá-la ontem está hoje preocupada com a Petrobras??, disse.

Segundo ele, sua maior preocupação não é a CPI, mas o novo marco regulatório para exploração de petróleo na camada pré-sal. ?A minha preocupação agora não é com a CPI. A minha preocupação é que me entreguem daqui a dez dias o novo marco regulatório da Lei do Petróleo por causa do pré-sal e que quero anunciar ao Brasil qual será o novo marco regulatório e quero mandar para o Congresso as mudanças na lei que são necessárias. Enquanto a oposição grita, eu trabalho?, atacou.

Fonte: AE