Dilma vence no 1º turno com 38%, diz pesquisa Datafolha

Apenas Marina Silva, com 27% das intenções de voto, conseguiria levar o pleito para o segundo turno se as eleições fossem hoje



Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que as intenções de voto na presidente Dilma Rousseff recuaram seis pontos desde o último levantamento, em fevereiro. Ela tem hoje 38% das intenções, ante 44% registrados na pesquisa anterior. Já Aécio Neves, do PSDB, aparece com 16% e Eduardo Campos (PSB), com 10%.

Apenas Marina Silva, com 27% das intenções de voto, conseguiria levar o pleito para o segundo turno se as eleições fossem hoje, indica o Datafolha. Marina cresceu quatro pontos desde o último levantamento. Aécio e Campos mantiveram-se estáveis. Votos brancos e nulos somam 20% e os indecisos, 9%.

O instituto avaliou ainda um eventual segundo turno entra Dilma e seus adversários: a presidente venceria Aécio Neves com 51%, ante 31% do tucano. Já em uma disputa com Campos, Dilma obteria 50% dos votos, contra 27% do adversário.

Embora indique vitória da presidente no primeiro turno, o levantamento deixa clara a insatisfação da população com o governo Dilma: 63% dos brasileiros acreditam que ela fez menos do que esperavam pelo país, ante 34% registrados há pouco mais de um ano. Outros 72% esperam que as ações do próximo presidente sejam diferentes das adotadas por Dilma.

O Datafolha ouviu 2.637 pessoas em 162 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça eleitoral com o código BR 00064/2014.

Fonte: Veja