Debate sobre a reforma política acontece na próxima segunda, na Alepi

Debate sobre a reforma política acontece na próxima segunda, na Alepi

Proposto pelo deputado estadual Severo Eulálio (PMDB), o debate sobre a Reforma Política na Assembleia Legislativa acontecerá na próxima segunda (20), apesar dos apelos de Robert Rios (PDT) e Rubem Ma

Proposto pelo deputado estadual Severo Eulálio (PMDB), o debate sobre a Reforma Política na Assembleia Legislativa acontecerá na próxima segunda (20), apesar dos apelos de Robert Rios (PDT) e Rubem Martins (PSB) para que a discussão fosse adiada.

A pauta do encontro versará em torno de questionamentos e explicações do deputado federal Marcelo Castro (PMDB), relator do projeto na Câmara Federal, de modo que as conclusões tiradas pelo Legislativo do Piauí possam ser levadas a Brasília.

“A importância dessa reunião é para conferir o que está sendo discutido na capital federal, sugerindo também alguns pontos na proposta; nesse sentido, foram convidadas autoridades de diversos âmbitos para ampliar o debate com o todo”, disse Eulálio.

De acordo com o parlamentar, alguns temas receberão atenção especial, como: a coincidência dos mandatos de cinco anos para todos os níveis, fim da reeleição do mandato para presidente da República, Prefeitos e Governadores Estaduais, além do financiamento de campanha, onde será detalhada a possibilidade do fim do atual sistema eleitoral com o fim da coligação proporcional.

Desse modo, os deputados pretendem saber de Castro sobre a perspectiva do voto distrital, onde o mais votado será eleito, ou seja, todos esses direcionamentos serão detalhados minuciosamente aos parlamentares, de modo que qualquer dúvida seja esclarecida.

 

Fonte: Francy Teixeira