Defensoria integra ações do Justiça Itinerante até sexta-feira no Piauí

O atendimento está sendo realizado até a próxima sexta-feira, dia 24, na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, localizado na Praça Edgar Nogueira, s/n, no Centro Cívico de Teresina.

A Defensoria Pública do Estado do Piauí, através da Defensoria Itinerante, iniciou nesta quarta-feira (22), a participação em mais Programa Justiça Itinerante. O atendimento está sendo realizado até a próxima sexta-feira, dia 24, na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, localizado na Praça Edgar Nogueira, s/n, no Centro Cívico de Teresina.


O trabalho da Defensoria Itinerante foi orientado nesta quarta-feira pelo coordenador do Núcleo de Direitos Humanos da DPE-PI, defensor público Igo Castelo Branco Sampaio. "É um trabalho muito importante, inclusive pode-se dizer que é um dos carros-chefe da Defensoria Pública, uma forma de dar resposta imediata, direta e célere para o nosso assistido, acabando com os entraves burocráticos. Participando diretamente do Projeto Justiça Itinerante através da nossa Defensoria Itinerante, a gente possibilita uma Justiça rápida. O cidadão procura a Defensoria no início da manhã e, no final dessa mesma manhã, já sai com a certidão da sentença. Uma coisa que não existia antes nesse nível. Mostramos para o Assistido que a Justiça pode sim, encontrar uma resposta rápida para as necessidades dele", afirmou o defensor.

Até a sexta-feira (24) a equipe da Defensoria Itinerante prestará atendimentos e orientações sobre serviços de retificação de registro civil de nascimento, suprimento de óbito, divórcio consensual, reconhecimento de paternidade, homologação de acordo de pensão alimentícia, restauração de assento de nascimento, reconhecimento e dissolução de união estável, entre outros considerados ações de natureza consensual.

A Defensoria Itinerante tem a direção do defensor público Afonso Lima da Cruz Júnior e coordenação da defensora pública Paula Batista da Silva. Estão participando do atendimento na sede do TJ/PI o colaborador Lívio César Maia e Estagiários. O Programa Justiça Itinerante é desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado Piauí e, além das ações da Defensoria Pública, oferece à população os serviços de outras Instituições parceiras.

Fonte: Portal do Governo