Defesa Civil entrega casas, estrada e passagem molhada em Lagoa do Piauí

A solução para se trafegar entre as zonas urbana e rural do município chegou

O secretário estadual de Defesa Civil, Fernando Monteiro, e o superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Paraíba (Codevasf), Guilherme Gonçalves Almeida, entregaram, nesta sexta-feira, 26, as obras de uma passagem molhada e uma estrada vicinal aos moradores do município de Lagoa do Piauí.

A passagem molhada de 35 metros de comprimento sobre o riacho Gameleira representa a realização do sonho de mais de um século da população daquele município. A obra foi executada com recursos no valor de R$ 148 mil provenientes do Ministério da Integração Nacional, Codevasf e Governo do Piauí, através da Defesa Civil estadual. ?É uma obra simples, porém de um alcance social sem tamanho para essas populações que, todo ano, eram obrigadas a ficar de três a quatro meses isoladas. Só se passava aqui pagando canoa ou arriscando a vida a nado?, explica Fernando Monteiro. A passagem molhada liga a sede do município às comunidades São José, Valadares, Corredores, Matinha, Pau de Chapada, Caraíbas e outras localidades, além da população ribeirinha de Beneditinos que trafega por aquele trecho, em sua grande maioria estudantes, agricultores e feirantes.

Para completar o benefício, a Prefeitura de Lagoa do Piauí utilizou a patrulha mecanizada entregue pelo Governo do Estado, através da Defesa Civil, na abertura de 9 Km entre as localidades São José e Água Fria. O agricultor Antonio Silvestre, 80, explica que as duas obras são a solução para grande parte dos problemas do município. ?Primeiro, porque não havia estrada, era apenas uma vereda, os carros é que faziam o caminho. Segundo, porque mesmo transitando dessa forma, quando chegava no riacho não tinha como passar. Agora, vai ficar mais fácil para o escoamento da produção e, principalmente, para o transporte escolar rural. Pensei que nunca fosse ver isso?, diz, admirado.

A comitiva também acompanhou o secretário Fernando Monteiro na visita às 20 casas construídas pela Defesa Civil para abrigar famílias atingidas pelas enchentes de 2009 no município. Estiveram presentes à solenidade, o deputado federal Marcelo Castro; Carlos Augusto Pessoa Aragão, engenheiro agrônomo da Codevasf; diretor de Programas Especiais da Defesa Civil, James Alves da Silva; a quem o secretário Fernando Monteiro teceu elogios pelo empenho em conseguir essas obras; prefeito Matias Barbosa e vice-prefeito Antonio Neto; secretários municipais de Agricultura, Geraldo Soares; Finanças, Ferry e de Saúde, Antonio Guilherme, além de muitos vereadores, representantes de associações de agricultores e moradores do município.

Fonte: Ascom