Depois de três derrotas, PSDB monta núcleo de marketing

Partido quer unificar sua imagem e criar uma marca nacional.

Depois de amargar três derrotas consecutivas em eleições presidenciais, a cúpula do PSDB decidiu criar um núcleo de marketing dentro do partido. A avaliação de dirigentes da sigla é que a comunicação foi feita de maneira "errática" nos últimos anos A iniciativa de institucionalizar a estratégia de propaganda vai aumentar a ingerência do comando do PSDB nas campanhas de todos os estados.



Na última eleição presidencial, Luiz Gonzalez, marqueteiro do então candidato José Serra, foi criticado por caciques da sigla por não permitir que o núcleo político interferisse em sua estratégia de comunicação. As diretrizes de trabalho e o formato da nova estrutura serão traçados com base em estudo encomendado à MCI, empresa de marketing estratégico comanda pelo cientista político Antonio Lavareda, um antigo colaborador do comando da legenda.

A MCI deverá identificar mensagens associadas ao PSDB e os programas que são vinculados pelo eleitorado às gestões tucanas. Com o estudo de Lavareda em mãos -a expectativa é que a avaliação esteja pronta em 60 dias-, o PSDB iniciará a montagem da nova equipe de propaganda. A intenção é, inicialmente, fazer com que esse núcleo de marketing promova um intercâmbio entre programas bem avaliados nos Estados governados pelo PSDB.

Com isso, os tucanos pretendem unificar ações nos oito Estados que chefiam. O comando do partido acredita que essa seria uma das maneiras de uniformizar uma imagem para o eleitorado.

Fonte: Folha.com