Deputado federal Assis Carvalho defende mais tecnologia no SUS

O discurso ocorreu na semana passada, em reunião da bancada petista com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluízio Mercadante



O deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) defendeu a importância da tecnologia a serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) e na preservação ambiental no Piauí, em especial na recuperação de áreas de desertificação no Sul do Estado. O discurso ocorreu na semana passada, em reunião da bancada petista com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluízio Mercadante.

Durante a reunião, Assis Carvalho solicitou do ministro mais atuação na área da saúde pública, através dos desenvolvimentos de novas tecnologias e softwares que venham a garantir um bom cruzamento de informações do pacientes dentro do sistema, o que, segundo ele, facilitaria e melhoraria os serviços prestados pelo SUS.

?Hoje, se um cidadão é atendido num ambulatório e faz exames, toda vez que ele precisar ser atendido em outra unidade hospitalar, terá que repetir todos os exames, não há comunicação do sistema que garanta o cruzamento dessas informações e isso é tão prejudicial ao cidadão quanto oneroso ao País?, declarou.

Além disso, o parlamentar apresentou ao ministro uma lista de cidades no sul do Piauí que estão passando por processo de desertificação, com algumas delas tendo áreas tão devastadas que correm o risco de desaparecer. O deputado pediu ao ministro mais investimentos na área de tecnologia na recuperação dessas áreas e foi orientado pelo ministro a procurar o Instituto de Semiárido, para que eles possam avaliar o que pode ser feito na região.

Fonte: JMN, www.jornalmn.com.br