Deputado federal do Espírito Santo é o primeiro caso de gripe suína na Câmara

Assumção já foi medicado e está em isolamento em um hotel, em Vitória (ES)

A vírus Influenza A (H1N1) infectou pela primeira vez um deputado federal. Foi confirmado nesta terça-feira que o parlamentar Capitão Assumção (PSB-ES) está com a doença. Na Casa, há a suspeita de que outros dois parlamentares também tenham sido infectados pela nova gripe, segundo a assessoria de imprensa da Casa.

Assumção já foi medicado e está em isolamento em um hotel, em Vitória (ES). O deputado é casado e sua mulher, grávida de 38 semanas, também manifestou sintomas da gripe, como tosse. Segundo a assessoria do parlamentar, o único filho do casal está com suspeita de contaminação de gripe suína e tem febre, um dos sintomas da doença.

Desde a semana passada, a Câmara dos Deputados vem adotando medidas para evitar a proliferação do vírus. Na última sexta-feira, foram instalados os primeiros equipamentos com álcool gel para assepsia das mãos. Além disso, desde ontem, os servidores da área de Relações Públicas da Casa orientam os visitantes e servidores sobre os cuidados para evitar o contágio. O posto médico também presta orientações sobre as forma de prevenção à gripe suína.

Por causa da primeira morte provocada por gripe suína no Distrito Federal, confirmada ontem, o Senado decidiu suspender o acesso de visitantes às dependências da instituição. O programa Tour pelo Senado foi suspenso por tempo indeterminado.

Nesta terça-feira, seguranças do Senado ficaram de prontidão nos acessos à Casa, impedindo a entrada de pessoas que não estivessem devidamente credenciadas e autorizadas. Preocupado com o crescimento do número de pessoas infectadas e mortes causadas pela gripe suína, o deputado Wilson Picler (PDT-PR) anunciou hoje que vai lançar, ainda nesta semana, a campanha Cumprimento Saudável. A ideia é que as pessoas se cumprimentem sem o tradicional aperto de mão, apenas por meio de referências ou tapinhas nas costas.

Em todo o País, 208 pessoas morreram por gripe suína. Os óbitos ocorreram em São Paulo (69), Rio Grande do Sul (55), Paraná (39), Rio de Janeiro (33), Santa Catarina (5), Minas Gerais (3), Distrito Federal (1), Pernambuco (1), Paraíba (1) e Bahia (1).

Fonte: g1, www.g1.com.br