Deputado reapresenta PEC que abre possibilidade para um terceiro mandato presidencial

Emenda da reeleição

O deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) reapresentou, na noite desta quinta-feira (4), a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) com a possibilidade de um terceiro mandato presidencial.

Barreto conseguiu as assinaturas necessárias para protocolar o pedido na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Ele necessitava de 171 e conseguiu o aval de 182 deputados federais para que a proposta tramite. As assinaturas podem ser retiradas até a meia-noite desta quinta.

Leia também

No dia 28 de maio, ele havia conseguido o número de assinaturas para a tramitação da proposta. Porém, deputados oposicionistas retiraram suas assinaturas após ameaças de expulsão dos seus partidos. Não foram divulgados, até agora, os nomes dos deputados que assinaram a proposta.

O projeto precisaria ser aprovado em dois turnos e pelos plenários das duas Casas até setembro deste ano para ter validade nas eleições de 2010.

A proposta não tem o apoio aberto de nenhum líder dos grandes partidos na Câmara ou do presidente Lula - que já disse, diversas vezes, ser contrário à proposta

Fonte: AE