Deputado Silas Freire assegura verba para o CAPs em Teresina

O recurso assegurado pelo deputado é de R$ 1 milhão

O deputado federal Silas Freire (PR/PI) garantiu verba para investimentos em saúde em Teresina, "Mesmo na suplência, asseguramos 1 milhão de reais para construção do Centro de especialidades, o CAPS III, na Zona Sul de Teresina. Esses recursos já foram garantidos pelo Ministério do Planejamento, mesmo o país vivendo uma situação de indefinições. Conseguimos o mais difícil", comemora Silas.

O investimento vai possibilitar o projeto de reestruturação da rede de atenção básica do município, é o que destaca o secretário de Planejamento de Teresina , Washigton Bonfim "A prefeitura se comprometeu a fazer reformas, ampliações e novas unidades da área de atenção básica de saúde. Para isso, buscamos o apoio da bancada federal, na qual contamos com a colaboração e o compromisso do deputado Silas Freire, que tem reconhecida atuação nessa área. Este é um recurso bem vindo e certo pois é oriundo de emenda impositiva" explicou. 

A verba viabilizada pelo deputado Silas Freire será aplicada especificamente na saúde mental. O parlamentar definiu esta área como prioridade devido ao alastramento das drogas na capital e os danos causados por elas " A droga é um problema gravíssimo que tem como consequência a destruição do indivíduo e de toda a família. Os CAPs são uma esperança na medida em que recuperam e reconstroem a vida do dependente, através do acolhimento e acompanhamento." afirmou o deputado. 

A gerente de atenção psicossocial da Fundação Municipal de saúde-FMS, Marina Leite, confirma a importância do trabalho desenvolvido no resgate da dignidade dos dependentes químicos “A proposta do CAPS é que o usuário seja tratado no seio da família, sendo prestado um atendimento humanizado e por uma equipe multidisciplinar. Assim, consideramos muito importante a sua expansão para que o tratamento seja mais eficaz por ser realizado cada vez mais próximo das famílias dos usuários.” 

E a gerente de planejamento da FMS, Sâmmia Fawsia, complementa "O recurso vai possibilitar um atendimento mais qualificado pois agora teremos uma estrutura adequada para o desenvolvimento das atividades sócio terapêuticas." declarou.

Fonte: Portal MN