Deputado Silas Freire vai oficializar a Comissão de Saúde

O Piauí tem 170 leitos de UTI segundo o Sistema Único de Saúde

Após denúncia de que pessoas estão morrendo por falta de leitos de UTIs no Piauí, veiculada em um telejornal em rede nacional, o deputado federal Silas Freire (PR-PI) anunciou que vai oficializar a Comissão de saúde da Câmara Federal para provocar o Ministério Público sobre o problema.

“Essa Casa é a casa do povo e não podemos ser co-responsáveis pela morte de mais de 200 pessoas, por mês, que não encontraram suporte em seus atendimentos. Teresina hoje atende pacientes do Ceará, Maranhão e Pará, nosso sistema de saúde está estrangulado e o Ministério da Saúde nunca resolveu este problema. Por isso, pais e mães de famílias morrem. Não vamos presenciar essas mortes de braços cruzados.”

O Piauí tem 170 leitos de UTI segundo o Sistema Único de Saúde- SUS e o próprio SUS reconhece que o estado deveria ter 310 leitos, a situação se agrava ainda mais no hospital de urgência de Teresina- HUT que recebe pacientes do interior do estado do piauí e de outros estados.

Na reportagem veiculada nacionalmente, foram ouvidos pacientes que denunciaram a situação, além de um especialista da Sociedade de Terapia Intensiva que ao analisar vídeos gravados no HUT constatou que o atendimento mostrado na gravação não estava sendo monitorado adequadamente e nem havia o suporte necessário.


Fonte: Assessoria