Deputados e estudantes debatem programa "Mais Médicos" em THE

Deputados e estudantes debatem programa "Mais Médicos" em THE

Levantamento do deputado estadual Chico Ramos (PSB), que é médico, mostra que no Piauí há 174 cidades sem médico residente

Deputados, médicos e estudantes de Medicina nesta segunda-feira, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, para debater o programa Mais Médicos, a falta de profissionais nos municípios do Piauí e as atuais condições de trabalho no Estado.

Levantamento do deputado estadual Chico Ramos (PSB), que é médico, mostra que no Piauí há 174 cidades sem médico residente. Em dezenas deles, não há médico nem visitante.

"Sabemos que existe um mercado mundial de médicos, mas os que virão do exterior ao Brasil não irão encontrar as condições de atendimento multidisciplinar previstas em lei, com enfermeiro, odontólogo, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo na equipe", lista o deputado.

Chico Ramos lembra ainda que o Governo Federal anunciou que concederá uma licença provisória de trabalho para os médicos que vierem do estrangeiro. "Quem vai conceder essa licença?

O Conselho Federal de Medicina não vai", diz o parlamentar, lembrando que a partir de setembro começa o cadastramento dos médicos interessados de outros países.

Chico Ramos finaliza afirmando que faltam aos municípios estrutura de trabalho, recursos para pagar salários dignos e condições de permanência no local. "Há municípios emancipados que não têm estrutura de cidade", afirma.

Fonte: Jornal Meio Norte