Deputados repercutam saída do Piauí da zona de risco desconhecido da Febre Aftosa

A parlamentar fez um histórico do trabalho para tirar o Estado do Risco desconhecido

A deputada Lilian Martins (PSB) destacou, durante pronunciamento da tribuna da Assembléia Legislativa, a importância da saída do Piauí da situação de Risco Desconhecido para Febre Aftosa para Médio Risco, lembrando que vai impulsionar a economia piauiense. A parlamentar fez um histórico do trabalho para tirar o Estado do Risco desconhecido. Ela foi aparteada por vários deputados da situação e da oposição. Todos destacaram a obstinação do governador em exercício Wilson Martins na batalha contra a aftosa.

Lilian Martins ressaltou que desde 2005 quando o vice-governador Wilson Martins assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Rural uma das preocupações era a incômoda situação do Piauí quanto à Febre Aftosa, que era de risco desconhecido. Ela lembrou que uma das primeiras providências foi a criação da ADAPI, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí).

A parlamentar do PSB destacou o empenho do governador Wellington Dias, do vice-governador Wilson Martins, dos técnicos da ADAPI, da SDR, dos criadores, como também da Assembléia Legislativa que aprovou legislações necessárias para o fortalecimento da Defesa Agropecuária.

Salientou que a partir da criação da ADAPI houve um incremento significativo nos índices de vacinação, foram contratados técnicos através de dois concursos públicos já realizados, num total de 272 profissionais entre médicos veterinários, engenheiros agrônomos, técnicos e administrativos que, somados aos já existentes perfaz um total de 469 técnicos. Nos próximos dias será publicado edital para contratação de mais 121 técnicos para a ADAPI.

Com isso, assegurou Lilian Martins, houve uma mudança significativa não só quanto aos índices vacinais, que alcançaram patamares que variam de 75% a 91,7% bem como também a consolidação das ações relacionados ao Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa.

Durante seu pronunciamento, Lilian Martins foi aparteada pelos deputados Antönio Uchoa (PDT), Wilson Brandão (PSB), Valério Carvalho (PDT), João de Deus (PT), Mauro Tapety (PMDB), Edson Ferreira (DEM) e Tererê (PSDB). Todos, destacaram a obstinação do vice-governador Wilson Martins para retirar o Piauí da situação de risco desconhecido para febre aftosa.

?O dia de ontem foi de grande alegria para todos os piauienses, especialmente os pecuaristas?, assinalou o deputado Edson Ferreira (DEM). Ele lembrou que a retirada da situação de risco desconhecido vai refletir em todas as exposições agropecuárias. O parlamentar do DEM disse que não podia deixar de destacar o empenho do vice-governador e governador em exercício Wilson Martins.

O deputado Wilson Brandão também destacou o trabalho do governador em exercício, Wilson Martins, objetivando a retirada do Piauí da situação de risco desconhecido. Ele ressaltou também que há hoje uma grande conscientização por parte dos criadores que estão vacinando seus animais.

?Não podemos negar que foi o vice-governador Wilson Martins que abraçou a causa. Portanto, temos que fazer um agradecimento de público?, assinalou o deputado Mauro Tapety (PMDB). Já o deputado João de Deus (PT) disse que a saída do risco desconhecido ?é uma vitória do povo do Piauí?. O deputado Tererê (PSDB) também destacou o trabalho de Wilson Martins e disse que a Bacia Leiteira de sua cidade, Parnaíba, terá um grande impulso com a saída do risco desconhecido.

Fonte: Alepi, www.alepi.pi.gov.br