DER investe em obras que contemplam e melhoram interior do Piauí

A previsão é que algumas dessas obras sejam entregues até dezembro

Descentralizando as ações da capital piauiense, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) segue expandindo sua atuação no interior do Estado, indicativo apoiado na consecução de 12 grandes obras pelas mais distintas regiões, do Norte ao Sul.

A iniciativa contempla a melhoria no acesso aos municípios, desde aqueles com maior movimento aos longínquos, estabelecendo uma atenção primordial nas vias de acesso. As ações foram norteadas apenas nos últimos sete meses e já impõem a marca de desenvolvimento amplificada pelo governador Wellington Dias (PT).

A previsão é que as obras sejam entregues até dezembro, contudo, algumas ações serão concluídas ainda no próximo mês; indicativo percebido por meio do trecho que compreende os municípios de Boa Hora e Barras, em que 70% das intervenções já foram concluídas.

A reforma da ponte entre as cidades de Esperantina e Batalha também está em fase final, o projeto contempla a recuperação da estrutura do elevado, a entrega deve acontecer até o final de outubro. No que condiz com outras ações, o alargamento da PI-116 no trecho que abrange Parnaíba à Pe-dra do Sal foi retomado.

Já na região Sul do Piauí, o DER atua nas estradas apontadas pelo relatório de prioridades, dispondo para melhorias intrínsecas no acesso à vários municípios, como: Fronteiras do Piauí, Belém do Piauí e Baixa Grande do Ribeiro.

Em Picos, por exemplo, pode ser destacado o alargamento de duas pontes sobre o Rio Guaribas, na BR-316; além do asfaltamento nas estradas das localidades Gamelera dos Rodrigues, Torrões e Tabatinga.

Essa ação entra em consonância com o projeto de pavimentação, drenagem, construção de acostamento e alargamento de estradas em vias de Bom Jesus, São Lourenço e Dirceu Arcoverde.

A atenção dada ao setor expande seu desenvolvimento sobre as demais áreas, como no turismo, onde a restauração do trecho da BR-020 à Serra da Capivara, facilita o acesso dos visitantes ao parque localizado no município de São Raimundo Nonato. “Recuperamos trechos importantes nas vésperas de festivais que movimentam a cultura e economia do nosso estado, foram os casos de Pedro II e Castelo do Piauí.

Tudo isso visando outra área importante: estimular a circulação de turistas pela região, incrementando, com isso, o crescimento econômico. Desta forma, o Governo do Estado se preocupou em realizar serviços tapa buraco, além de pavimentação asfáltica e ainda implantação de bueiros e sinalização horizontal e vertical”, aponta o diretor-geral do DER, José Dias.

Fonte: Francy Teixeira