Dia Contra a Corrupção é lembrado no Piauí

A CGU pretende destacar a importância do trabalho conjunto dos órgãos de controle, para que haja a boa aplicação dos recursos públicos

O Piauí se une aos demais estados do país nas comemorações pelo Dia Internacional Contra a Corrupção, lembrado hoje, dia 9. Por aqui, a responsável pelas comemorações é a Controladoria Geral da União (CGU), que também tem a responsabilidade pela fiscalização e pelo controle dos gastos públicos. O foco principal da mobilização é o incentivo à participação da sociedade nessa função de fiscalizar e de controlar as ações do poder público.

A CGU pretende destacar a importância do trabalho conjunto dos órgãos de controle, para que haja a boa aplicação dos recursos públicos, por meio da mobilização social e institucional, com parcerias entre organismos federais, estaduais e municipais. Em todo o país, essa mobilização acontece até o dia 16 deste mês, com palestras e ações de capacitação, além de peças de teatro e de apresentações musicais.

No Piauí, a Controladoria Geral da União e os demais órgãos de Controle Institucional no Estado, como o TCE, o MPF, o TCU, a CGE, a AGU, o Grupo de Educação Fiscal e a Receita Federal, além do o Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO), estão unidos hoje, a partir das 8h30, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), localizado próximo ao Centro Administrativo.

Para Edilson Correia, que faz parte do Núcleo de Prevenção e Combate à Corrupção da CGU no Piauí, a ocasião do evento é importante, pois serão proferidas palestras por autoridades dos órgãos promotores do evento, sobre as ações preventivas e coercitivas adotadas contra a corrupção no Estado do Piauí. Todos os eventos são públicos.

Fonte: Francisco Lima e Flávio Moura