Dilma: antes de Lula Brasil estava "afunhunhado"

Dilma: antes de Lula Brasil estava "afunhunhado"

A petista ainda falou da geração de empregos na era Lula

A pré-candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, afirmou nesta terça-feira, em entrevista à rádio "Planeta Diário", de São José dos Campos, que quando Lula assumiu a Presidência a situação do Brasil era "periclitante". "[O Brasil] estava afunhunhado", disse.

Ela comemorou os números recém-divulgados do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. "Tá crescendo a 11%. Nem na China...São níveis que você vê na China. Até o final do ano vai ficar entre 6,5% e 7%", disse a candidata petista.

Na última semana, Dilma havia defendido um crescimento "seguro", em torno de 5,5% --abaixo da previsão oficial do governo.

A petista ainda falou da geração de empregos na era Lula. "Sendo bem realista, para baixo, não para cima, a gente chega a 13 milhões de empregos do período Lula. Esse ano nós vamos [chegar a] 2 milhões."

A candidata criticou a gestão tucana na Presidência e falou que os anos FHC (1995-2002) ajudaram na escalada da dívida externa do país. "A dívida foi adquirida ao longo de sucessivos governos [...] Inclusive o último governo antes de nós", disse ela, ressaltando que o governo FHC "tomou" um empréstimo internacional de US$ 38 bilhões.

Após a entrevista, Dilma visita o parque tecnológico de São José e a Embraer. Ela retorna à tarde para Brasília.

Fonte: Folha Online, www.folha.com.br