Dilma avança no eleitorado feminino, aponta Ibope

Candidato do PSDB lidera entre eleitorado com renda superior a 10 salários

A candidata do PSDB à Presidência da República, Dilma Rousseff, avançou junto ao eleitorado feminino. Segundo detalhamento da pesquisa Ibope divulgado nesta quinta-feira (24), Dilma e o candidato do PSDB, José Serra, estão empatados com 37% das intenções de voto do eleitorado feminino. Na última pesquisa do Ibope, realizada em março, em um cenário com Dilma, Serra e Marina Silva (PV), o candidato do PSDB tinha 40% dos votos do eleitorado feminino, contra 29% de Dilma.

Os dados da gerais da pesquisa, divulgada nesta quarta (23), mostram Dilma com 40% das intenções de voto e o candidato do PSDB, José Serra, com 35%. Marina Silva (PV) tem 9%. A pesquisa foi encomendada ao instituto pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo o detalhamento da pesquisa, José Serra só mantém a liderança na corrida presidencial entre os eleitores da região Sul e entre os eleitores com renda familiar superior a dez salários mínimos. Dilma Rousseff lidera nas demais regiões e entre os eleitores com renda familiar entre 1 e10 salários mínimos.

No lavantamento anterior, realizado em março, Dilma liderava nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Agora, ela ultrapassou Serra na região Sudeste. Ela tem 37% das intenções de voto contra 36% de Serra. Na pesquisa anterior, em um cenário com Dilma, Serra e Marina Silva, o tucano liderava com 41%, contra 28% de Dilma.

Entre os eleitores mais ricos, Serra lidera com 43% dos votos, Dilma tem 27%. Entre os que ganham até um salário mínimo, Dilma registra 40% dos votos contra 36% de Serra. Quanto ao grau de instrução, Dilma lidera entre os eleitores com ensino fundamental, médio e superior.

Conhecimento

O detalhamento da pesquisa Ibope mostra que a influência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é mais forte entre os eleitores jovens, com baixo grau de instrução e da região Nordeste. O maior percentual de eleitores que votaria em um candidato apoiado por Lula ( 67%) está no Nordeste. Entre os eleitores com renda até 1 salário mínimo, 62% votariam no candidato de Lula.

No Nordeste, 32% dos eleitores ainda não sabem que Dilma Rousseff é a candidata do presidente Lula. É o índice mais alto entre todas as regiões. Entre os eleitores com renda de até 1 salário mínimo, 39% não sabem que Dilma é a candidata governista.

Fonte: g1, www.g1.com.br