Dilma conquista 37 das 41 cidades vencidas por Marina Silva no primeiro turno

Dilma conquista 37 das 41 cidades vencidas por Marina Silva no primeiro turno

Dos 41 municípios que deram mais votos à ex-senadora do que aos demais candidatos, Dilma venceu Aécio Neves (PSDB) com 37.

A presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) conseguiu conquistar os votos das cidades em que Marina Silva (PSB) havia vencido no primeiro turno.

Dos 41 municípios que deram mais votos à ex-senadora do que aos demais candidatos, Dilma venceu Aécio Neves (PSDB) com 37.O tucano levou a melhor em apenas 4.

A petista venceu as eleições presidenciais deste ano com 51,63% dos votos, contra 48,37% do tucano.

Marina, derrotada na primeira fase das eleições, apoiou Aécio no segundo turno. A família de Eduardo Campos, morto em acidente aéreo no início da campanha e de quem a ex-senadora era candidata a vice, fez o mesmo.

E foi justamente em Pernambuco, berço do clã Campos, onde Dilma mais se destacou nessa base de comparação. As principais cidades “ex-marineiras” que embarcaram na candidatura petista são de lá: a capital, Recife, e suas vizinhas Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Cabo de Santo Agostinho, além de Caruaru, entre outras.

As 37 cidades que “dilmaram” somam 3,593 milhões de votos, dos quais 64% foram para a petista.

Em Pernambuco, Estado que havia dado vitória a Marina Silva no primeiro turno, Dilma venceu em praticamente todas as cidades. Só perdeu em Taquaritinga do Norte, e por uma diferença de 432 votos.

A petista conseguiu 70,20% dos votos válidos dos eleitores pernambucanos. Aécio obteve só 29,8%.





Fonte: Folha de São Paulo