Dilma se reúne com autoridades estrangeiras em seu primeiro dia de trabalho como presidente

Dilma se reúne com autoridades estrangeiras em seu primeiro dia de trabalho como presidente

Dilma reservou o dia para reuniões com autoridades estrangeiras

A presidente Dilma Rousseff chegou por volta de 9h40 neste domingo (2) ao Palácio do Planalto para o primeiro dia de trabalho desde que tomou posse. O primeiro compromisso dela é uma reunião com o príncipe das Astúrias, Felipe de Bourbon. Ele representou a Espanha durante a cerimônia de posse de Dilma.

Dilma reservou o dia para reuniões com autoridades estrangeiras. Depois de se encontrar com o príncipe, a presidente se reúne com José Mujica, o presidente do Uruguai, e com o primeiro-ministro da Coréia do Sul, Kim Hwang-Sik.

Logo depois, a presidente se reúne com o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, e com Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina. Dilma encontra-se ainda com José Ramón Machado Ventura, primeiro vice-presidente de Cuba, e com Taro Aso, ex-primeiro-ministro do Japão.

Por volta de 13h, o ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, deve apresentar um relato das conversas de Dilma com os colegas estrangeiros. Missões diplomáticas de vários países vieram prestigiar a posse da presidente brasileira neste sábado (1º). A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, representou os Estados Unidos e chegou a conversar com Dilma por mais de um minuto durante os cumprimentos, no Palácio do Planalto.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, também compareceu às cerimônias de posse. Ele tinha uma agenda com Dilma prevista para às 9h deste domingo, mas teve de cancelar por causa das enchentes em seu país, segundo o assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.

Fonte: Globo, www.globo.com