Dilma deve convocar reunião sobre zika para Quarta-feira de Cinzas

No próximo dia 13,haverá mobilização nacional de combate a mosquito

A presidente Dilma Rousseff deve convocar para o próximo dia 10, Quarta-feira de Cinzas, em Brasília, reunião com ministros do governo para voltar a discutir ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus zika. A presidente viajou na sexta-feira a Porto Alegre para passar o carnaval e deverá retornar a Brasília entre terça e quarta-feira.

Dilma Rousseff (Crédito: Reprodução)
Dilma Rousseff (Crédito: Reprodução)

O vírus é apontado pelo governo brasileiro como o responsável pelos casos de microcefalia que têm sido registrados em recém-nascidos desde o fim do ano passado no país. A Organização Mundial de Saúde (OMS) chegou a decretar estado de emergência em saúde pública internacional em razão desses casos.

Entre as decisões que saíram desses encontros, estão o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (equivalente a um salário mínimo) às famílias que tiverem crianças diganosticadas com microcefalia; a distribuição de repelentes para grávidas que recebem o Bolsa Família (cerca de 400 mil mulheres); e a atuação de militares das Forças Armadas no dia nacional de mobilização contra o mosquito.

No dia 13, cerca de 220 mil militares das Forças Armadas estarão em 356 municípios do país para tentar erradicar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir o zika. Além dos militares, participarão da operação nacional representantes dos governos estaduais, municipais e agentes de combate a endemias.

Fonte: Com informações do G1