Dilma diz que Serra tem ""visão elitista"" do povo brasileiro

Dilma diz que Serra tem ""visão elitista"" do povo brasileiro

Os comentários foram feitos em alusão ao uso da imagem de Lula na campanha de Serra

A candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse neste domingo (22) que José Serra, seu oponente do PSDB, tem uma "visão elitista" do povo brasileiro, e acrescentou que a população não é ingênua. Os comentários foram feitos em alusão ao uso da imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha de seu opositor.

Neste sábado (21), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) arquivou duas representações da coligação do PT que questionavam o uso da imagem do presidente Lula na companha de Serra. O ministro Henrique Neves, do TSE, avaliou, em sua decisão, que o direito à imagem é "pessoal e somente pode ser reclamado pela própria pessoa que teve a imagem utilizada sem autorização". Deste modo, argumenta ele, somente o próprio presidente da República poderia ter ingressado com a representação.

"Eu só acho é que é estranho. É de supor uma ingenuidade do povo brasileiro que é absurda. Por trás de quem usa a imagem de Lula porque ele está com a popularidade alta. Quando a gente precisava ao longo do governo, só criticava", disse Dilma. E acrescentou: "Tem uma visão elitista de povo, que acha que o povo acredita que quem foi contra o Lula durante os oito anos de mandato, quem durante a campanha de 2002, quando o Lula foi eleito, incentivou a teoria do medo e disse sistematicamente de manhã e de tarde que nós somos um governo que ele discorda de tudo, e de noite usa o Lula. Pelo amor de Deus!".

A candidata não quis fazer comentários sobre a decisão do TSE. "Eu não vou nem discutir a ação. Não acredito que o povo seja ingênuo e incapaz de ter visão crítica. Pelo contrário, acho que ele é capaz de ter visão crítica. Acho que ele entende direitinho o que acontece. Teve horas no passado que, quando a oposição queria nos derrubar, quem nos sustentou foi o povo brasileiro", disse. Questionada se Lula ingressaria com a representação no TSE, Dilma declarou que isso deve ser perguntado a ele. "Isso fica a critério dele", afirmou.

Fonte: g1, www.g1.com.br