Dilma dz que buscará estabelecer "estreito vínculo" com Argentina

Dilma dz que buscará estabelecer "estreito vínculo" com Argentina

É a sua primeira viagem ao exterior como governante.

A presidente Dilma Rousseff considerou "estratégica" a relação com a Argentina e disse que buscará estabelecer um vínculo "extremamente estreito" com sua colega Cristina Fernández de Kirchner, com quem se reunirá nesta segunda-feira (31) em Buenos Aires. É a sua primeira viagem ao exterior como governante.

"O governo brasileiro assume, mais uma vez, o compromisso com a Argentina de uma política conjunta na estratégia de desenvolvimento da região", afirmou Dilma.

Em entrevista publicada neste domingo pelos jornais argentinos "Clarín", "La Nación" e "Página/12", ela disse que um encontro entre duas presidentes sul-americanas "é um fato para comemorar".

"Os dois maiores países do Cone Sul estão dando uma demonstração que suas sociedades evoluíram no sentido de superar o tradicional preconceito que existia contra a mulher", avaliou.

Ao explicar sua intenção de ter uma estreita relação com o principal parceiro comercial do Brasil, Dilma sustentou que ambos países têm "responsabilidades" no objetivo de construir "uma maior presença no cenário internacional" da América Latina.

"Brasil e Argentina podem fazer e farão de maneira mais eficaz na medida em que nossas economias se articulem de maneira mais estreita, que se desenvolvam e acham laços nos quais os dois povos ganhem com essa proximidade em matéria de desenvolvimento econômico, tecnológico e qualidade de vida", indicou.

Fonte: UOL