Dilma e Putin fazem em Brasília, reunião prévia à Cúpula do Brics

Dilma e Putin fazem em Brasília, reunião prévia à Cúpula do Brics

Presidentes de Brasil e Rússia se encontrarão no Palácio do Planalto. Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul se reúnem a partir desta segunda.

Antes de participarem da VI Cúpula do Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a presidente Dilma Rousseff e o presidente russo Vladimir Putin se reunirão nesta segunda-feira (14) em Brasília.

O calendário da Cúpula do Brics começa nesta segunda, em Fortaleza, com reuniões entre ministros da Fazenda, presidentes dos bancos centrais, dos bancos de desenvolvimento e empresários dos países que compõem o grupo. Nesta terça (15), os presidentes dos países do bloco se reunirão, também na capital cearense. A programação inclui sessão privada de trabalho, foto oficial, almoço entre os chefes de Estado e de governo, assinatura de atos e reunião plenária de líderes.

Segundo informou a Presidência da República, o presidente russo chegará ao Palácio do Planalto pela manhã e será recebido por Dilma na rampa principal. A banda do Batalhão da Guarda Presidencial executará os hinos dos dois países.

Na sequência, os presidentes cumprimentarão as comitivas que os acompanham e seguirão para reunião privada. Em seguida, haverá a chamada reunião ampliada, com ministros e equipes, além da assinatura de atos. Ao terminar, Dilma e Putin farão declaração à imprensa sobre o encontro.

De acordo com o Planalto, os presidentes almoçarão juntos, no Palácio do Itamaraty, e, à tarde, Putin seguirá para Fortaleza, onde se reunirá com empresários.

Brics e Unasul

Na quarta-feira (16), os presidentes dos países que compõem o Brics e a União das Nações Sul-americanas (Unasul) se reunirão em Brasília, durante a manhã. Todos participarão de encontro no Itamaraty. A agenda oficial prevê reunião de duas horas entre os mandatários. Após o encontro, será servido almoço, sem previsão de declaração à imprensa.

Fonte: G1