Dilma fará primeira visita oficial ao Uruguai no fim do mês de maio

Os dois também analisarão a proposta de construção de um centro de convenções em Montevidéu

A presidente Dilma Rousseff realizará sua primeira visita oficial ao Uruguai no próximo dia 30 de maio, após duas postergações, para tratar de questões bilaterais com seu colega José Mujica. As informações são da agência Ansa.

Durante o encontro presidencial, o mandatário uruguaio pretende reapresentar uma proposta ao Brasil de um projeto de construção conjunta de um porto de águas profundas na região da província uruguaia de Rocha, na costa do país.

Os dois também analisarão a proposta de construção de um centro de convenções em Montevidéu, que já tem a atenção de um grupo de investidores brasileiro, além de propostas de desenvolvimento da Hidrovia de Laguna Merín, de interconexão rodoviária e de obras de saneamento para a cidade fronteiriça de Aceguá.

No campo econômico, serão abordados o livre-trânsito de mercadorias no Mercosul e a diminuição de assimetrias entre os países-membros, com maior e menor desenvolvimento da região. Na agenda de discussões também está a questão do investimento brasileiro para desenvolver no país o sistema nipo-brasileiro de televisão digital, aprovado pelo governo uruguaio.

Dilma e Mujica já mantiveram uma reunião, no ano passado, quando ela ainda não havia assumido oficialmente a Presidência. Na ocasião, eles também trataram da cooperação de transporte e energia, e o chefe de Estado uruguaio aproveitou para participar de uma cerimônia em homenagem ao professor Darcy Ribeiro.

Desde o ano passado, o governo uruguaio anuncia que as duas nações pretendem inaugurar, na segunda metade deste ano, obras ferroviárias que interligam o Rio Grande do Sul e Montevidéu.

Fonte: Terra, www.terra.com.br