Dilma: governo federal não está dando casas de presente

A cerimônia foi realizada nesta tarde, na cidade de Araguaína, no Tocantins

A presidente Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira, durante entrega de unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, que imóveis próprios contribuem para a "sensação de cidadania" das pessoas, já que são uma conquista de direitos. A cerimônia foi realizada nesta tarde, na cidade de Araguaína, no Tocantins, com a entrega das chaves de 1.788 casas.

"Conquistou, sim, pelos seus méritos. Ninguém deu. As casas não foram presenteadas pelo governo. Quem deu foram os tributos que o governo arrecada todos os dias", afirmou a presidente. Em discurso, após visitar parte dos residenciais Costa Esmeralda, Dilma disse o governo retirou de seu orçamento os recursos e tornou prioritária a entrega dos imóveis às "pessoas que mais precisam deles no País".​

Além de autoridades locais, participou da solenidade o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, que está deixando o governo. Em sua fala, o governador do Tocantins, Siqueira Campos, cobrou apoio do governo federal para a implantação das grandes regiões metropolitanas de Araguaína e Gurupi e para a capital do Estado, Palmas.

"Queremos uma providência definitiva para a construção da Hidrovia Tocantins", disse Siqueira Campos. A obra da Hidrovia Araguaia-Tocantins prevê a retirada de pedras em um trecho de cerca de 35 quilômetros no rio Tocantins para tornar o local navegável para embarcações cargueiras no período da seca, entre agosto e janeiro.

No discurso, Dilma não falou dos pedidos do governador, mas citou avanços proporcionados pelo governo federal na região. Segundo ela, recursos foram liberados para implantar o projeto para obras de continuação da Avenida Marginal Neblina e para implantação de uma ponte sobre o rio Lontra.

"O aeroporto daqui da cidade vai receber os investimentos necessários para serem modernizados e ampliados", anunciou ainda a presidente, depois de citar perspectivas promissoras para os jovens de Araguaína com um campus da Universidade Federal do Tocantins e uma escola técnica.

Fonte: Terra, www.terra.com.br