Dilma inaugura Estádio Nacional de Brasília ao lado de governador do DF

Inauguração ocorre com cinco meses de atraso e após dois adiamentos. Primeira partida será a final do candangão, entre Brasília e Brasiliense.

A presidente Dilma Rousseff e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, inauguraram, na manhã deste sábado (18), o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. A presidente entrou na arena e caminhou sobre o gramado ao lado do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, durante cerca de 10 minutos.

Dilma deu o chute inicial no gramado da arena, repetindo ato das inaugurações dos estádios Fonte Nova (Salvador), Castelão (Fortaleza) e Mineirao (Belo Horizonte), que também sediarão jogos da Copa das Confederações este ano e da Copa do Mundo, em 2014.

O Estádio Nacional também será o palco, neste sábado, da partida final do campeonato candango de futebol, entre Brasília e Brasiliense, que acontece às 16h20.

A inauguração do estádio ocorre com cinco meses de atraso e depois de dois adiamentos. Em 2012, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, havia anunciado que inauguraria a obra em 31 de dezembro. Depois, a conclusão foi prometida para o dia 21 de abril, aniversário de Brasília, mas acabou adiada novamente sob alegação de que as chuvas prejudicaram o plantio da grama.

O novo estádio foi construído com base em conceitos de sustentabilidade e tem sistema de energia solar e aproveitamento de água da chuva. As preocupações ambientais também estão na arquitetura do estádio. A fachada aberta entre o teto e as arquibancadas possibilita boa circulação de vento no interior da arena.

Já a grande área de cobertura (68 mil m²) mantém o sombreamento do estádio, diminuindo a absorção de calor pelo concreto. As duas características ajudam a reduzir a necessidade de equipamentos de refrigeração, diminuindo o consumo de energia.

Outra característica sustentável está no material da cobertura. Produzida no Japão, a membrana é feita de dióxido de titânio, que ajuda a retirar gases poluentes da atmosfera. O material da membrana também combate o acumulo de sujeira, facilitando a manutenção.

Arena Pernambuco

Na próxima segunda (20), Dilma participa da inauguração do estádio Arena Pernambuco, que vai receber os jogos dos dois campeonatos em Recife. O estádio será o último a ser inaugurado entre os que sediarão a Copa das Confederações. No Rio de Janeiro, o Maracanã foi inaugurado no último 27.

Fonte: G1