Dilma lança amanhã programa de incentivo ao estudo técnico

Dilma lança amanhã programa de incentivo ao estudo técnico

Dilma recebe o ministro Fernando Haddad (Educação) para fechar os detalhes da proposta

A presidente Dilma Rousseff lança nesta quinta-feira o Pronatec (Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica) programa federal do ensino técnico que prevê aumento da rede pública de ensino técnico, parcerias com o Sistema S e financiamento estudantil para estudos em instituições privadas.

Hoje, Dilma recebe o ministro Fernando Haddad (Educação) para fechar os detalhes da proposta. O governo enviará ao Congresso um projeto criando o programa que foi uma das promessas de campanha, que se comprometeu a implantar o ensino médio tradicional aliado à educação profissionalizante.

Entre as ações já anunciadas, está a extensão do Fies (programa de financiamento estudantil) da graduação para cursos técnicos. Esse mecanismo permite que o aluno estude em instituições privadas e só pague as mensalidades depois de se formar.

Outra frente é a expansão das escolas do Sistema S, que reúne entidades como Sesc, Sesi e Senai, por meio de uma linha de financiamento do governo.

Por fim, também deverão ser expandidas as escolas técnicas públicas. Para isso, o programa do MEC que dá recursos para que Estados ampliem a sua rede será incluído na lei do Pronatec.

Além de alunos do ensino médio, trabalhadores da ativa e beneficiários do seguro-desemprego também estão entre o público-alvo do projeto.

Fonte: Folha Online, www.folha.com.br