Presidente Dilma participa de reunião Brasil e União Europeia em Bruxelas

Ela foi recebida por líderes do Conselho Europeu e Comissão Europeia

A presidente Dilma Rousseff participa nesta segunda-feira (24) de reunião de cúpula entre o Brasil e a União Europeia, em Bruxelas, na Bélgica. A presidente foi recebida pelo presidente do Conselho Europeu, o belga Herman Von Rompuy, e o presidente da Comissão Europeia, o português José Manuel Durão Barroso.

O diretor do Departamento da Europa do Ministério das Relações Exteriores, Oswaldo Biato, que está na Bélgica com a comitiva da presidente, disse que a segurança na internet e mecanismos para evitar espionagem serão temas da reunião.

?Essa reunião de Cúpula simboliza a importância estratégica que o Brasil tem para a União Europeia e que a União Europeia tem para o Brasil. (?) É um parceiro extremamente importante na área econômica, além disso é também um parceiro muito importante na área política (?) Também há entendimentos importantes e cooperação com a União Europeia na área de internet, como transformar a internet em um sistema que seja mais aberto e menos sujeito a espionagem", afirmou Biato.

Ele também disse que as autoridades presentes ao encontro vão discutir o projeto de construção de uma linha de comunicação de fibra ótica direta entre o Brasil e a Europa ? a primeira entre o continente europeu e a América Latina, segundo ele.

?Hoje, quase todas as ligações são feitas através dos Estados Unidos, o que facilita, entre outras coisas, o processo de espionagem por parte da NSA ? o serviço secreto americano. Então esse projeto [de construção de uma linha de comunicação de fibra ótica] está praticamente pronto, faltam alguns ajustes, mas eles discutirão essa questão, disse.

Fonte: G1